Existem inúmeras ferramentas, ou recursos em informática que auxiliam pessoas com os mais variados tipos de deficiência, podendo ser visual, auditiva, motora, mental ou intelectual.
Segundo dados do ano de 2017 da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 36 milhões de pessoas no mundo são cegas. No Brasil esse quantitativo chega a 1,2 milhões de pessoas com alguma inabilidade visual. A nível global, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), mais de um bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência.
E como a tecnologia pode contribuir para promover a acessibilidade?
Através da criação e constante manutenção de softwares e recursos assistivos. Esses recursos incluem, por exemplo, teclados virtuais para pessoas com deficiência motora ou com dificuldades de coordenação, leitores de tela para a deficiência na visão, sintetizadores de voz para problemas na fala.
Vamos conhecer alguns deles?
VIRTUAL VISION
O Virtual Vision é um leitor de telas em português do Brasil para pessoas com deficiência visual. Permite que os usuários tenham autonomia com o uso de determinados aplicativos, ou navegadores através da leitura dos menus, e telas de programas por um sintetizador de voz. A navegação é realizada por meio de um teclado comum e o som é emitido através da placa de som presente no computador. Nenhuma adaptação especial é necessária.
NON VISUAL DESKTOP ACESS (NVDA)
É um software livre para ler telas, com suporte a vários idiomas incluindo português. Feito por diversos colaboradores, programadores e entusiastas, através de um trabalho voluntário cujo objetivo é oferecer recursos que permitam as pessoas cegas desempenhar as mesmas atividades que uma pessoa com visão. É recomendado tanto para iniciantes quanto para o perfil avançado.
http://www.nvda.pt/pt-pt/downloads
http://www.nvda.pt/pt-pt/downloads
DOSVOX
É um sistema operacional desenvolvido pelo núcleo de computação eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Projetado para microcomputadores da linha PC, o DOSVOX possui um diferencial pois ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, estabelece um diálogo amigável, através de interfaces adaptativas, compatíveis com Jaws, Window Bridge, Window-Eyes.
ORCA
É uma tecnologia assistiva livre, de código aberto, utilizada nas distribuições do GNU/Linux ou Solaris. O diferencial é que além de leitor de telas é um ampliador de telas, possibilitando a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.
Links Úteis:
Nenhum comentário:
Postar um comentário